domingo, 30 de julho de 2017

Vila da Guia - Traços da sua História

Vila da Guia - Traços da sua História



Esta imagem do lugar da Guia remete-nos para o ano de 1925. Um meio de origem pobre e de gentes humildes, que viviam do trabalho do campo e de uma pequena indústria rudimentar de vidro. Neste pequeno espaço existia uma pensão e de um pequeno comércio onde se vendia o essencial para se poder viver com dignidade e ainda uma farmácia.

Este largo em 1620 era um povoado denominado como Casal dos Franceses, as pessoas que aí moravam em conjunto com os moradores de outros pequenos lugares, Seixo, Outeiro Martinho e da Serra, mandaram erguer uma pequena ermida à N.ª Sr.ª da Guia. Anos depois, mais concretamente em 1675 o lugar passara a ser conhecido por Senhora da Guia. No séc. seguinte o povoado designava-se Guia.
A comunidade Francesa que aqui se fixara terá vindo para Portugal na época dos descobrimentos, muito naturalmente no tempo do rei D. João III que reinou em 1521. Ou colocando a hipótese de terem vindo muito mais cedo. O que terá sido possível.



Esta praça, conhecida por Largo do Rossio, evolui. Nos anos sessenta do séc. passado fora palco da feira mensal que se realizava aos dias dez de cada mês, era muito frequentada por populares vindos de vários locais, e recebia também o mercado semanal. 



Em pleno séc. XXI a mesma praça que conta tanta história, é hoje o ponto de encontro dos festejos de verão e ponto de encontro de reformados que usam as sombras das árvores para “sestear”. 




Cidália Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário